Comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e freqüentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos.

A inexistência de políticas públicas que indiquem a necessidade de priorização das ações de prevenção ao bullying nas escolas, objetivando a garantia da saúde e da qualidade da educação, significa que inúmeras crianças e adolescentes estão expostos ao risco de sofrerem abusos regulares de seus pares. Além disso, aqueles mais agressivos não estão recebendo o apoio necessário para demovê-los de caminhos que possam vir a causar danos por toda a vida.

A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social.

A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

Mesmo admitindo que os atos agressivos derivem de influências sociais e afetivas, construídas historicamente e justificadas por questões familiares e/ou comunitárias, é possível considerar a possibilidade infinita de pessoas descobrirem formas de vida mais felizes, produtivas e seguras. Todas as crianças e adolescentes têm, individual e coletivamente, uma prerrogativa humana de mudança, de transformação e de reconstrução, ainda que em situações muito adversas, podendo vir a protagonizar uma vida apoiada na paz, na segurança possível e na felicidade. Mas esse desafio não é simples e, em geral, depende de uma intervenção interdisciplinar firme e competente, principalmente pelos profissionais das áreas de educação e saúde.

Ao fazer as atividades propostas por esta Webquest, conclui-se que vocês tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o que é o “Cyberbullying”; e levantar propostas de ações e comportamentos que vêem a combater este fenômeno da modernidade, que age negativamente na vida das pessoas.

Fica aqui, explicita a sugestão dos elaboradores desta atividade, para que as informações obtidas após a realização da Webquest sejam disseminadas por todas as camadas de nossa sociedade, por vocês participantes. De maneira a atentar as pessoas sobre o uso consciente e responsável dos recursos tecnológicos.
Parabéns a todos!




Nota sobre WebQuest
A WebQuest é um tipo de atividade de pesquisa baseada na WWW (World Wide Web), desenvolvido por Bernie Dodge, professor de tecnologia educacional da San Diego State University (SDSU), nos Estados Unidos. Para saber mais sobre esse recurso educacional, visite a **The WebQuest Page**.
Leia também a tradução de um texto de Bernie Dodge intitulado "Algumas idéias sobre WebQuest".
No Educare você encontrará ainda um WebQuest sobre WebQuest.
Webquest: aprendendo na internet. Site recomendado por Bernie Dodge. Disponível em:

www.webquest.futuro.usp.br

Agradecimento
Agradecemos ao Ilmo. Prof. Dr. Simão Pedro Pinto Marinho pelas orientações e esclarecimentos sobre a construção e aplicação de uma webquest.

external image copy.pngexternal image favicon.icoexternal image favicon.ico